Três lugares santos

O relato da crucificação do nosso amado Salvador é conhecido por todos os salvos. Tiramos as sandálias dos pés, pois estamos em terra santa (Êx 3:5), e com os pés descalços seguimos os passos do Senhor Jesus naquelas últimas horas. Saindo de Jerusalém, atravessamos o ribeiro Cedrom, e nas encostas do Monte das Oliveiras chegamos ao Jardim de Getsêmani. Ah, como está escuro ali! Confusos, lemos que o Senhor "começou a entristecer-Se e angustiar-Se muito", e disse a Pedro, Tiago e João: "A minha alma está cheia de tristeza até a morte". Contemplamos sofrimentos internos que o coração humano não conhece! Acompanhamos o bando que leva nosso Senhor, com as mãos amarradas, até finalmente chegarem em Gabatá, o lugar público onde Pilatos apresentou o Senhor à multidão e pronunciou o veredito de morte. Mesmo confessando três vezes que não via nEle crime algum! Que injustiça! Quanta ingratidão! Chorando, saímos de Jerusalém até o monte do Calvário, Gólgota em Hebraico, &q

Jesus: Jeová é Salvador

“Jesus” é a forma grega de um nome derivado de duas palavras hebraicas: a primeira é “Jeová”, e a outra quer dizer “salvação”, ou “Salvador”. Portanto, “Jesus” quer dizer “a salvação de Jeová”, ou “Jeová é Salvador”. Foi exatamente isto que José ouviu em sonho: “Chamarás o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles” (Mat. 1:21).

A primeira sílaba deste nome é “Jeová”, lembrando-nos deste fato sublime: este Jesus, que o mundo desprezou e continua a desprezar, é Jeová, o grande “Eu sou” do Velho Testamento. Ah, prezado leitor, permita que esta verdade quebrante o seu coração; aquela criança que, ao nascer, foi colocada “numa majedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”, é o Criador dos Céus e da Terra, o Deus Todo-Poderoso, o próprio Jeová! Como disse alguém, enquanto Maria o segurava em seus braços, Ele sustentava o Universo em Sua mão! Uma criança indefesa? Não; Jeová manifesto em carne!

“Jesus”, portanto, é Jeová. Mas como alguém já destacou, se fosse apenas isto, seria um nome majestoso e glorioso, porém assustador. Se Ele fosse apenas Jeová, estaríamos maravilhados ante a Sua glória e majestade, mas não poderíamos nos aproximar dEle. “Nem as estrelas são puras aos Seus olhos. Quanto menos o homem, que é verme” (Jó 25:5-6). Poderíamos temê-Lo e respeitá-Lo, mas Ele seria um Deus distante, nossos pecados fazendo separação entre nós e Ele. Mas eis a verdade sublime: Ele é Jeová, sim, em toda a Sua glória, mas Ele é também Salvador! Foi esta a visão que teve o velho Simeão, ao segurar em seus braços o menino Jesus: “Os meus olhos viram a Tua salvação” (Lc 2:30). Ele é o único que pode nos levar a Deus; Ele é o único Salvador.

“Jesus”: “Jeová Salvador” — que nome precioso! Toda a majestade, glória e poder de Jeová, e todo o amor, misericórdia e compaixão de um Salvador. Com razão cantamos: “Nunca dos homens se ouvirá, nunca nos santos Céus de luz mais doce nota soará que o nome de Jesus”.

Há mais de seis anos, as duas últimas linhas da primeira estrofe do hino abaixo ressoam na minha mente: “Eis o que este nome diz: Jeová é Salvador!” Pareciam encaixar tão bem (na minha opinião) na melodia escolhida. Escrevi a primeira estrofe, mas não consegui avançar. Voltei a ela várias vezes nesses anos, mas nunca avancei da primeira estrofe. E estas duas frases nunca saíram da minha mente e do meu coração.

Hoje cedo, pela graça de Deus, meditando sobre a glória excelsa do eterno Jeová, e sobre a terna misericórdia do Salvador, consegui finalizar o hino. Que contrastes neste grande Deus: Advogado e Juiz, Companheiro e Criador, Sacerdote e sacrifício — realmente, a essência do Senhor está resumida neste nome precioso: “Jesus — Jeová é Salvador!”

Que possamos glorificá-lO cada vez mais.

Abaixo, a melodia tocada pelo aplicativo MuseScore. Quem desejar pode baixar a partitura em pdf.






“Jeová é Salvador”


Oh! Que nome sem igual,
Esse nome de Jesus!
Nome excelso, triunfal,
Do Senhor que foi à cruz.
Advogado e Juiz,
Companheiro e Criador;
Eis o que este nome diz:
“Jeová é Salvador!”

“Jeová”, o Redentor,
Majestoso em Seu poder;
Sobre todos o Senhor,
Glorioso, eterno Ser!
Invisível, imortal,
Deus eterno, Protetor.
Oh! Que nome sem igual:
“Jeová é Salvador!”

“Salvador!” Que doce som,
Como atrai o pecador!
Sua voz, em meigo tom,
Me abraça com amor!
Perdoado nEle estou;
Ele acalma o meu temor.
Sua morte me mostrou:
“Jeová é Salvador!”

Ele é tudo, e muito mais
Que eu consigo descrever!
Este nome satisfaz
Todo anseio do meu ser.
Tudo o que ninguém ouviu,
A essência do Senhor,
Este nome resumiu:
“Jeová é Salvador!”

© 05/06/2018

Comments

Popular posts from this blog

Três lugares santos

Doce é a voz da esperança